Faz hoje cinquenta anos que a Internet nasceu, com um simples envio de mensagem de um ponto para o outro.
Na realidade, não foi tão simples como dizê-lo. Começou como uma experiência entre Charley Kline, estudante da Universidade da Califórnia, e Bill Duvall, no Stanford Research Institute. Levou alguns minutos a ser concretizada, com vários erros pelo caminho, mas isso já é história antiga, fácil de encontrar na Wikipédia. Nessa altura, chamava-se ARPANET e destinava-se a uso militar…
Muita coisa foi mudando, e algumas maravilhas que se pensava que iriam ser “eternas” desapareceram da memória das pessoas e do nosso dia-a-dia.
Muito pouca gente se lembra de coisas como o Netscape Navigator, que deu origem ao navegador Firefox, do mIrc, ou do ICQ, onde existiam grupos de chat e se faziam alguns amigos virtuais. Ainda guardo alguns amigos dessa altura, acreditem.
Descarregar ficheiros com o eMule, ou música no Napster, usar o SoulSeek para encontrar partilhas interessantes, aquilo era um mundo aberto e não víamos o horizonte! CInquenta anos depois, a Internet é utilizada para muitos outros fins, uns espectaculares, outros nem tanto.
Parabéns, miúda, ainda vais andar uns bons anos por cá, acho eu…